A terapia e a arte de cocinArte!!

A terapia e a arte de cocinArte!!

domingo, 12 de septiembre de 2010

Cannabis na gastronomia ,ohhhhhh!!!Um sucesso na EUROPA!!

Cannabis no tomate, cannabis no pão, cannabis no alface. Parece até letra de música do Planet Hemp, mas essa é a última palavra da alta gastronomia francesa. O azeite à base de cânhamo, planta cujo nome científico é Cannabis sativa L., será novidade do Salão Industrial de Paris, que acontece em outubro, e já começou a ser testado em chiquérrimos restaurantes da França.
Apesar do nome, o azeite não tem nada a ver com a erva, aquela, a proibida. Na verdade, a maconha é a substância ativa da Cannabis, extraída com finalidades muito diferentes da gastronômica. ‘‘O cânhamo é uma planta usada desde a Antigüidade para produzir materiais como cestos e tapetes’’, lembra Daniel Phélizot, chef de cozinha do restaurante La Toque Baralbine, em Bar sur Aube (leste da França), um dos primeiros a testar o azeite Oliose no cardápio.
Consumir um produto obtido a partir da fibra da planta não provoca nenhum tipo de efeito negativo no organismo. Pelo contrário, o azeite de cânhamo promete fazer sucesso justamente pelos benefícios que traz à saúde. ‘‘Ele tem alta concentração de vitamina E e de Ômega 3 e 6, substâncias que combatem o colesterol’’, explica Phélizot.
A França não é o primeiro país a incluir o cânhamo na gastronomia. Canadá, Espanha, Hungria, China, Portugal e Inglaterra também extraem o óleo da planta, prensado a frio, e utilizam o conteúdo do interior das sementes para produzir barras de cereais. Essa parte da Cannabis é rica em ácidos graxos, proteínas e fibras — meia xícara de sementes contém 21g. No Brasil, o cultivo de Cannabis é proibido, embora sua importação seja liberada, principalmente por causa da indústria têxtil.
Produzido pelos fabricantes Huileries Du Berryu e La Chanvrière de L’aube, o azeite virgem de cânhamo é prensado a frio para manter suas propriedades. A coloração é um pouco mais escura que a do azeite de oliva, e o aroma lembra o de óleo de nozes. A preocupação ecológica no plantio,hoje um dos destaques da agricultura francesa ,foi reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente da França, que premiou os produtos à base de Cannabis com o selo Ecoproduto. Isso significa que o azeite é feito com plantas cultivadas sem agrotóxicos.
O Oliose é indicado para acompanhar saladas verdes, endívias e batatas, além de compor pratos mais clássicos. Na entrada, ele também pode ser consumido no pão, iguaria indispensável às mesas francesas.
Cultivo milenar
O cultivo da Cannabis é milenar. Em tumbas egípcias de oito 8 mil anos antes de Cristo foram encontradas sementes da planta.


Vou contar um segredinho para voces,eu amo essa ervinha santa,sem contar que a cannabis e uma das ervas mais utilizadas nas preparacoes dos pratos mais caros do restaurante DOS CIELOS,entre outros restaurantes na Europa,nossos fregueses pagam uma fortuna para experimentar uns miseros trocinhos dessa platinha que eu particularmente adoro ;-) com um sabor meio cítrico e muito aromático!!
BESOS!!

No hay comentarios:

Publicar un comentario